Breathe In Breathe Out

quarta-feira, 22 de julho de 2009

Antes de Morrer


Antes de Morrer, um titulo que chamou bastante minha atenção. Sempre me pergunto as vezes o que eu faria se soubesse que iria morrer, as vezes quando eu acordo tento fazer do meu dia incrível por que sei que quanto mais horas eu vivo mais perto estou chegando da morte. E agora que eu li esse livro incrivelmente maravilhoso, percebi que diferente do que muitas pessoas pensam que esse meu tipo de pensamento é algo macabro eu estou certa. É um livro bastante sensível, meio inapropriado para pessoas menores de 15 anos, e uma coisa que torna o livro bem penoso é que o fato de que invariavelmente você ira se sentir no lugar de Tessa e provavelmente ira fazer você pensar muito na vida e pensar na morte.

O que você faria se descobrisse que iria morrer em breve? Quais seriam os seus pensamentos e suas atitudes se soubesse que seu tempo está se esgotando? O que passaria pela sua cabeça quando se desse conta de que amanhã pode ser tarde demais para realizar seus sonhos, desejos e vontade? O que acontece quando se descobre que todo o planejamento de sua vida fugiu ao seu controle?
São esses os assuntos abordados no livro “Antes de Morrer”, de Jenny Downham, que conta a história de Tessa. Uma menina de 16 anos que está perdendo a batalha de quatro anos contra a leucemia. E ao perceber que não vai sobreviver ao câncer, e não poderá terminar o colegial, ir ao baile de formatura, casar ou ter filhos, faz uma lista de desejos a serem atendidos antes de morrer. Nessa lista estão itens como viajar o mundo, fazer sexo, infringir a lei, dirigir, juntar os pais separados, usar drogas, ficar famosa e viver um grande amor. A partir do instante que Tessa descobre todos os anos de tratamento já não podem mais estender sua vida, ela decide que não vai mais viver da maneira como deveria, e sim viver ao seu jeito.
A maneira suave como um assunto delicado como a morte é tratado pela autora não torna a leitura depressiva ou mórbida em momento algum. O texto une a inconseqüência adolescente com a maturidade da convivência com a morte.

9 comentários:

Nathalia Pacheco disse...

Own, volte sempre então :D
Adorei essa postagem, ótima dica..
vou ver se leio esse livro, achei interessante :D
bjjjs

Natie disse...

Nossa esse livro parece ser interessante. Há uns dois meses fiz um post sobre esse assunto... A unica certeza da vida é a morte e a gente só percebe o quão rara a vida é depois que ela nos é limitada... E acho que não importa qtos livros lemos ou qtos filmes a gente assista sobre o assunto. A gente pode ateh refletir, mas soh vai se dar conta de verdade do problema se um dia (batendo na madeira) ele ocorrer a nós...
Beijos!

Tay disse...

Que vontade que deu de ler o livro!

Não sei o que faria no lugar dela, tem tanta coisa pra fazer antes de morrer! (:

'-Kelly Viana' disse...

quero ver esse filme!
amei o post!
queria fazer inumeras coisas antes de morrer..bjOo!

Beatrix disse...

quero leeeeeeeer... *-*

Ahh,magina,eu tambme te considero minha amiga e sempre que precisar..tô por aqui..

;*

Anônimo disse...

Parece ser bastante interessante mesmo; deve ser difícil saber que vai morrer, deve bater uma vontade absurda de fazer coisas absurdas ;)

disse...

nossa, vou procurar pra ler esse livro, deve ser encantador.
mesmo com todo esse assunto, é bom pra aprender mais.

boa quiinta.
beijos

Insights disse...

Nossa, esse livro deve realmente ser interessante, adorei! QUando tiver a oportunidade vou ler sim! ;*

Daniela Filipini disse...

Parece muito bom esse livro, bem interessante :)
Deu vontade de ler!!